Publicações


  • Livros Publicados por Professores da Faculdade de Educação e colaboradores

  NARRANDO PARA NÃO ESQUECER: Memórias e Histórias da Faucldade de Educação é composto por um conjunto de textos que a partir de perspectivas teóricas e epistemológicas distintas visam apresentar memórias/histórias sobre a Faculdade de Educação.

 ENSINO MÉDIO EM REFORMAS: trabalho, políticas, cotidiano visa estimular um debate pautado na intenção de traçar a identidade da escola secundária brasileira, frente aos nichos da sociedade de mercado que aquecem euforias de segmentos dominantes.

O ENSINO PRIMÁRIO NO RIO GRANDE DO NORTE: memória, educadores e lições sobre o ensinar (1939-1969). A ideia central do livro é conduzir o leitor a mergulhar no passado/presente levando-o a idas e vindas no tempo e no espaço dos caminhos trilhados pela educação e pelos educadores do Rio Grande do Norte.

Paulo Freire. Terorias e práticas em Educação Popular. Escola pública, inclusão e humanização. Este livro busca captar fragmentos das múltiplas facetas da pessoa, do autor, do lutador que foi Paulo Freire. 

Ditos e Interditos em educação brasileira é uma coletânea que reúne pensadores e intelectuais da educação de várias instituições  de ensino e pesquisa, com visões e perspectivas teórico-metodológicas diferenciadas, o que não significa dizer desconexas, as quais fazem desabrochar o potencial heurístico da obra, tornando ricas as análises do fenômeno educativo.

ENSINO MÉDIO: história, mobilização, perspectivas . Este livro aglutina discussões de pesquisadores de diferenciados  perfis acadêmicos e traz a discussão de impostantes temáticas. É uma obra relevante que pode subsidiar debates sobre a educação brasileira e, ao mesmo tempo, nortear os espaços fomativos da juventude, dos pesquisadores e dos gestores de políticas neste campo.

ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E RACIONALIDADE: O desafio Pedagógico trata-se de uma abordagem eloqüente, centrada na problemática do diretor escolar e na necssidade de ser rever as contribuições historicamente produzidas no campo da administração escolar no Brasil, para a partir delas e do referencial adotado propor uma conceituação centrada no padagógico.

Interiorizando a Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação no Rio Grande do Norte congrega discussões e contribuições em torno da pós-graduação stricto sensu (mestrado) UERN.

PROEJA: uma experiência de Educação de Jovens e Adultos na UERN é uma obra que compartilha a experiência do PROEJA e objetiva contribuir para a discussão em torno da educação desse público, em especial no que se refere aos aspectos padagógicos da alfabetização - da concepção à prática -, sem perder de vista a análise dos alunos, professores e demais agentes envolvidos no processo.

Educação, Saberes e Práticas no Oeste Potiguar. Neste livro, o leitor tem a oportunidade de cruzar o conhecimento com uma variedade de olhares criteriosos sobre os diversos campos da educação. É trazida à baila uma gama de reflexões sobre experiências e práticas educacionais a carregar, em si, reflexões sobre os (des)caminhos por onde tem sido construída a nossa experiência escolar (Francisco Ari Andrade).

Educação, Política e Docência: formação em contextos locais. Esta obra surge no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN sendo resultado de investigações concluídas em curso, com textos que dão expressão pública, ao trabalho intelectual desenvolvido entre pesquisadores orientadores e pesquisadores iniciantes.

Educação Tutorial: conexões para o ensino, a pesquisa e a extensão. Este livro, é a primeira síntese da produção acadêmica do PET/Pedagogia representa a convicção da necessidade de construção do diálogo praxialógico entre a formação e a ação pedagógica, nos espaços escolares e não escolares, realçando a importância do investimento na formação acadêmica em consonância com o compromisso da Universidade com o ensino, pesquisa e extensão.

ENSINO MÉDIO; Políticas, docências, inclusão e cotidiano escolar. Esta obra reúne pesquisadores de diversas instituições brasileiras, com trajetórias acadêmicas distintas, discutindo as políticas governamentais paa o ensino médio, percebendo seus reflexos na escola e no mundo do trabalho, com especial ênfase no cotidiano escolar e na perspectiva inclusiva como bandeira geral da escola e, especificamente, da escola pública.

 Formação de Professores e Pesquisas em Educação: Teorias, Metodologias, Práticas e Experiências Docentes. Esta obra reflete a multiplicidade de olhares aos quais é submetido o educador na contemporaneidade e a necessidade de sua preparação para uma práxis transformadora. Abordando o educador não somente como mediador de acesso aos saberes na relação ensino/aprendizagem, mas igualmente como produtor de sentidos e significados nas suas relações intersubjetivas com os aprendizes(...). (Jacques Therrien)

Criação e devir em formação: Mais-vida na Educação. Esta obra tem como centralidade apresentar argumentos generativos sobre a criação no processo de formação. Partindo da perspectiva de que a formação é uma irredutibilidade experiencial, bem como tem na criação uma das suas radicalidades, a obra caminha demonstrando a necessidade de que, cada vez mais, deve-se inflexionar as práticas educativas para fazer da formação um exercício fulcral de processos autorais.

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UERN. Este livro mostra o importante papel que o PIBIB/UERN tem tido no processo de ressignificação e valorização da docência no espaço universitário em articulação com a escola.

Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Este livro busca apresentar cenários diversos de uso na EaD, ao mesmo tempo que, provoca diálogos que buscam fazer com que o leitor pense efetivamente na educação a distância, evidenciando possibilidades, limites e possíveis campos de análise.

O Diário de Pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Este livro tem como próprosito apresentar ao estudante universitário, independentemente do curso que estuda, o diário de pesquisa (DP) como recurso processual capaz de auxiliá-lo em sua autoformação, entendida a partir da tríplice perspectiva: formação para a pesquisa; para a escrita e, principalmente, formação de si como autor de sua atuação no social da vida cotidiana.

Jacques Ardoino & a Educação. Esta obra oferece um rico diálogo sobre o pensamento de Ardoino, sobre suas possíveis potencialidaes e práticas educativas, além de interpretações sobre seus conceitos e teorias, especialmente a da multirreferencialidade, que gradativamente vem sendo incluída nos discursos educacionais do país.

Pedagogia Universitária: a Escola de Paris 8 em Ciências da Educação.


Atualizado por: Sara Cristina do Couto Silva em 13/09/2016 (Setor para Contato: FE - Diretoria da FE )

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