Estágio Supervisionado



      O curso de Pedagogia da UERN tem como objetivo geral formar pedagogos para atuarem na docência da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e na gestão dos processos educativos, nos espaços escolares e não escolares, que impliquem o trabalho pedagógico.

      O currículo do curso está organizado em núcleos de estudos e atividades que compreendem aspectos teóricos e práticos, de modo que, pelo processo formativo, os pedagogos desenvolvam as seguintes habilidades:

  • Atuar com ética e compromisso, visando a construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
  • Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família, a comunidade e outras instituições educativas;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, dentre outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, dentre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e aprender em diferentes meios ambiental/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais as quais lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

      As aprendizagens relativas à docência e à gestão do ato educativo ocorrem também, no contato com uma rede de profissionais e instituições que atuam em distintos espaços de educação escolar e não escolar. Na segunda metade do curso essas aprendizagens se dão através dos Estágios Supervisionados, que combinam a aprendizagem do oficio e o exercício pleno da atividade do educador, acompanhando profissionais habilitados nas seguintes funções:

  • Docência em espaços escolares e não escolares;
  • Coordenação pedagógica escolar;
  • Gestão de processos educativos em espaços escolares e não escolares;

      Desse modo, ao formando são ofertados três estágios supervisionados a saber:

1.Estágio supervisionado I: Docência na educação infantil;

2.Estágio supervisionado II: Docência nos anos iniciais do ensino fundamental I ou na Educação de Jovens e Adultos;

3.Estágio Supervisionado III: Gestão dos processos educativos em espaços escolares e não escolares.

      O encaminhamento do estagiário ao campo de atuação é feito via oficio do Departamento de Educação para a instituição receptora, acompanhado de ficha de frequência, ficha de avaliação e Termo de Compromisso de Estágio-TCE. O pedagogo da instituição campo de estágio acompanha e avalia as atividades realizadas pelos estagiários e atribui uma nota resultante do processo formativo na instituição. Um professor da UERN, orienta, acompanha, avalia e realiza visitas ao campo de estágio, com o objetivo de apoiar e mediar o processo formativo.

       A Faculdade de Educação conta com o apoio de uma rede de instituições parceiras que tem possibilitado a realização do estágio III, e está empenhada a melhorar cada vez mais a mediação entre as instituições, e elevar a qualidade da formação dos alunos e de todos os profissionais envolvidos.


Atualizado por: Vanessa Pinto de Oliveira em 16/01/2019 (Setor para Contato: FE - Departamento de Educação )

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